Rinite / Sinusite e a Medicina Chinesa (BiYuan 鼻炎)

Sem querer complicar muito, porém escrevo para público leigo e demais profissionais…

Vamos lá:
BíYuán (鼻炎)
 
Traduzido como Rinite, na verdade significa Rinorreia (corrimento nasal) e Obstrução. O correto seria “nariz encharcado”. Abrange rinite aguda, crônica, alérgica ou não (infecciosa, vasomotora etc) e outras complicações como a Sinusite.
 

Etiopatogenia
 
Para facilitar, simplificamos a classificação em Rinite Aguda e Rinite Crônica
 
 
A Rinite Aguda pode manifestar-se como um sintoma isolado ou associado à gripe. Por isso, na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) está relacionada à invasão de Vento-Frio ou Vento-Calor. As mudanças climáticas abruptas lesam a circulação da Energia Defensiva (Wei Qi) e como consequência o Pulmão perde sua função de dispersão e descida. Os Fluidos das vias aéreas superiores se acumulam, provocando a Rinite. No caso do Vento-Calor, o Calor lesa os Jin-Ye (Líquidos corpóreos) deixando as secreções mais purulentas.
 
A Rinite Crônica ou recorrente tem etiologia variada. A primeira relaciona-se diretamente com a Deficiencia do Qi (Energia) do Pulmão e Baço. Os dois fracos levam à Deficiencia do Wei Qi (Energia de Defesa), o que facilita a entrada de fatores patógenos exógenos. Esse é um paciente com dificuldade à adaptabilidade a climas diferentes, entrada e saída em ambientes com temperaturas diferentes etc, instalando-se  a rinite crônica. A deficiência energética de Pulmão e Baço também leva à formação de Fleuma (Um tipo de Umidade densa), que se acumulará nos seios nasais: o resultado é a rinite/sinusite.
 
Acúmulo de Fleuma/Umidade por longo tempo transformam-se em Calor, deixando as secreções purulentas.
 
Outra importante etiologia da Rinite (Sinusite) Crônica é o Acúmulo de Calor no Canal da Vesícula-Biliar. Não estranhe o leigo em Medicina Chinesa, mas o Canal de VB tem relação com o nariz. Para entender o porque, só mesmo fazendo a Formação. Por enquanto peço que acreditem em mim.
 
 
Rinite por Ataque de Vento-Frio
 
Obstrução nasal importante, com espirros frequentes e rinorreias aquosas e claras. Podem acompanhar cefaleia, dores em todo corpo, febres e calafrios; a lingua pode manifestar-se sem mudanças, pulso superficial e tenso.
 
 
Rinite por Vento-Calor
 
Nariz obstruído e ressecado, espirros frequentes, mas com rinorreias amarelas ou esverdeadas; febre com aversão ao vento, dores de cabeça e garganta, tosse, sede com preferencia por bebidas frias, língua vermelha com saburra delgada e branca ou levemente amarela; pulso superficial e rápido.
 
 
Rinite por Deficiência de Pulmão e Baço
 
Rinite crônica com períodos de melhora e piora, sendo mais significativa a obstrução nasal. As secreções tendem a ser claras e piorar com o frio, podendo haver perda do olfato. Pode acompanhar Tosse ou pigarros matutinos, face pálida, fezes amolecidas, lassitude, língua pálida e obesa, com marcas de dentes e saburra escassa ou grossa e pegajosa; pulso brando ou escorregadio.
 
 
Rinite por Acúmulo de Calor no Canal da Vesícula Biliar
 
Aqui já é bem a Sinusite mesmo. Há obstrução nasal com rinorreias purulentas e abundantes, em alguns casos podendo chegar a ser fétidas. Pode haver perda de olfato. Acompanham dores de cabeça, boca amarga, pesadelos frequentes ou sono agitado; irritabilidade fácil, sede, fezes ressecadas ou constipação. A língua é vermelha com saburra amarela e pegajosa; pulso em corda e rápido.
 
Bom, a partir daqui é só procurar um bom acupunturista pois cada caso requer um combinado  de diferentes pontos e procedimentos dentro da Medicina Chinesa.
 
abraços.

Fisioterapeuta especialista em Osteopatia e Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura) com estudos na China. Diversos métodos de tratamentos energéticos na busca do equilíbrio do Ser em seus diversos níveis. Atua na área de saúde desde 1996. Clelcio possui um blog sobre os respectivos assuntos: http://clelcioribeiro.blogspot.com.br/

Bookmark the permalink.

Comente...