Gripe + Febre = Limpeza. Aula de costura

Gripe + Febre = Limpeza. Aula de costura

Vamos costurar alguns conceitos?

Eu não sou da igreja messiânica, mas admiro muitos de seus conhecimentos, assim como de outras filosofias também. Bom, admiro o conhecimento!

Em relação à gripe, os messiânicos acreditam ser a dissolução e eliminação de toxinas que acumulamos de tempos em tempos, pelo nosso estilo de vida. Essas toxinas ficariam agrupadas em zonas de maiores concentrações nervosas, como os plexos. Consequentemente na altura de ombros, pescoço, cabeça… Por serem também regiões de maior atividade, mesmo no repouso, pois pensamos o tempo todo, usamos muito os olhos, ouvidos, nariz etc. Meditamos quase nada e, para alguns, nada!gripe

Pois bem, para que ocorra a eliminação dessas toxinas, o corpo entra num estado gripal, advém a febre, responsável por torna-las mais liquefeitas (pois cristalizam-se facilmente) para assim saírem através do suor, catarro, coriza e afins. Dai aconselham, sempre que possível, deixar o processo gripal ocorrer de forma natural, evitando “cortar” através de antigripais (que não são antigripais, mas sim analgésicos e afins que aliviam os sintomas da gripe).

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) diz que o Pulmão é o órgão mais superficial do corpo, comparado como a “capota da carruagem”, ou seja, aquele que protege o corpo, mas que é o primeiro a se ressentir da friagem, da garoa e adoece.

Bom, a febre é a elevação da temperatura e tem mesmo a função de tornar o organismo mais eficiente na sua defesa, matando mais rapidamente os agentes invasores.

Na MTC, a febre é uma espécie de Calor e como todo calor (no sentido chinês) pode afetar o Shen (Mente/Emoções/Espírito. Junte tudo o que isso significa para o ocidente em uma só palavra = Shen). Pronto, está ai a causa de uma febre um pouquinho mais alta causar alucinações/delírios, pois afeta sua Mente (Shen). Além do fato de sua Mente estar sendo afetada, lembre-se de que Shen também envolve as Emoções. Por isso algumas emoções guardadas vêm à tona… Geralmente algumas tristezinhas (ou tristezonas mesmo!), pois, como se não bastasse, o Pulmão é o órgão que se relaciona com a emoção da Tristeza.

E o que vem primeiro, o ovo ou a galinha? A gripe vem como um processo de limpeza dessas Energia/Emoções/Toxinas (uma Tristeza que precisa sair) ou eu estou numa fase de emoções conturbadas, tristes que me gripou? (dicionário: engripar = travar). Cada caso é um caso.

Junte tudo isso ao fato de que a ciência moderna já admite que o estresse baixa a imunidade, tornando nosso organismo mais susceptível às doenças, inclusive aquela provocadas por agentes invasores oportunistas que, na verdade, não invadem nada, já lá estão em convivência “harmônica” até que essa harmonia seja quebrada. A matemática é simples, se você matar muitas aranhas, não reclame dos pernilongos! Essa é uma lei da Natureza.

Lembre-se também de que os poetas da Fase do Pessimismo, em geral, morriam de tuberculose e/ou pneumonia! É a tristeza afetando o pulmão.

O fato é que a Gripe e a Febre funcionam mesmo como gatilhos de limpeza e purificação do corpo, seja pela compreensão de “toxinas” que precisam sair ou pela limpeza de energias/emoções. Algumas filosofias julgam necessário que a doença siga seu curso para que a limpeza se complete e a MTC entende que há pontos de acupuntura ou ervas que aceleram tal processo. O que é complicado nos dias atuais é a necessidade de se estar sempre “bom”, nunca podendo parar para escutar o corpo e dedicar-lhe o tempo de que precisa nos seus processos naturais. Dai os remedinhos químicos que interrompem esses processos. A gente tem pressa. A sociedade não permite mais essas pausas. Só é mesmo permitido quando a “coisa pequena” se torna “coisa grande”… sei lá, um tumor talvez, coisa do tipo.

 Em algum momento certos ciclos naturais viraram vilões, foram classificados e receberam um nome pomposo de alguma doença x, y ou z.

Veja que não estou dizendo para não se tratarem. Não. Devemos nos tratar, claro. Mas vamos prevenir também, com boa alimentação, exercícios (existem uns ótimos que foram construídos ao longo de séculos e milênios e que compreendiam essa relação corpo/mente/emoções: Yoga, Tai-chi-chuan, Qi Gong, artes marcias diversas, exercícios respiratórios e coisas do gênero), equilíbrio trabalho x descanso, Meditação, Água boa etc etc etc. Qualquer exercício é melhor do que nada, mesmo aqueles que se fazem só pra ficar saradão (“exercícios estéticos”).

E se a gripe te pegar, ingira muita água, descanse, tente os chás da vovó (gengibre, limão, alho entre outras tantas receitas). Tudo com bom senso. Lembre que procurar o médico também é bom senso. Faça acupuntura e saiba que seu corpo pode estar se limpando. Fique atento para que não haja um agravamento perigoso do quadro e boa limpeza.

Acima de tudo, vamos escutar nosso corpo.

Obrigado, boa saúde.

Fisioterapeuta especialista em Osteopatia e Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura) com estudos na China. Diversos métodos de tratamentos energéticos na busca do equilíbrio do Ser em seus diversos níveis. Atua na área de saúde desde 1996. Clelcio possui um blog sobre os respectivos assuntos: http://clelcioribeiro.blogspot.com.br/

Bookmark the permalink.

Comente...